terça-feira, 22 de setembro de 2009

Seu relacionamento é infeliz, então, desapegue-se!


Não dizer "não" à outra pessoa quando toda prudência, inteligência, cautela, e experiência nos impelem a fazê-lo é simplesmente covardia moral e verbal". (Paul Brunton)

Para não perdermos os afetos que conquistamos na vida, passamos por cima de nossas próprias necessidades, direitos como seres humanos e nos desrespeitamos, muitas vezes nos submetendo a situações constrangedoras e indignas. Mas, se observarmos o ritmo de evolução acelerado em que se encontra a humanidade veremos que uma perda pode significar crescimento, alívio das cargas que carregamos e a liberdade para encontrarmos uniões superiores.

Quando estamos no caminho certo, com a pessoa certa, a vida propicia as condições favoráveis para que a relação se sustente sem maiores complicações e até as diferenças acabam resolvidas. Se uma parceria não for favorável para a evolução de nosso espírito, mesmo com enorme esforço, não resulta em nada. Diz Mestre El Morya que "mesmo um encontro de almas gêmeas só acontece aqui nesse plano se existir um propósito de evolução e crescimento".

Saber quando parar ou ir adiante com um relacionamento é uma questão de bom senso e consciência, pois duas coisas têm que ser colocadas na balança: a realidade interna e a externa. Refletir o quanto investimos em todos os sentidos, para vivermos bem e felizes, e qual o resultado que alcançamos. A consciência expandida daquele que tem seu ego unido ao seu ser interno avisa quando é hora de dizer "não" a alguém, mas a nossa natureza egóica, apegada a padrões da sociedade resiste e essa resistência causa muitos dissabores. "Uma das raízes da infelicidade é o apego".

Quando assim agimos, não permitimos que mudanças naturais e necessárias para nosso crescimento aconteçam e manifestamos na vida inflexibilidade, rigidez, falta de aceitação e de movimento. E a vida é um movimento contínuo, sem ele estaremos estagnando. Se o relacionamento não lhe traz felicidade, e nem contribui para sua evolução, aceite e desapegue-se. Disponha-se a abrir mão de tudo que diz respeito às necessidades de seu ego, a favor do espírito, abrindo seus braços para a vida e permitindo que seu coração seja tocado.

As leis da matéria não conseguem limitar aqueles que estão com o coração aberto. Nossa evolução dá saltos quânticos quando conseguimos dizer esse "não" àquilo que não nos serve mais, conscientemente, sabendo das conseqüências, muitas vezes dolorosas no início, porque decidimos por nós, pela nossa felicidade, e damos a chance que o espírito precisa para manifestar-se ainda neste plano. Usamos o poder pessoal para dar um "basta" no sofrimento e abrimos o coração para outras oportunidades.

Neste momento, percebemos o amor incondicional de Deus por nós. Esse desapego consciente aumenta a clareza de pensamentos, o discernimento, e nos dá coragem e estrutura, pois, escolhemos por nós. O propósito pessoal só se revela na consciência expandida e percebemos que a ajuda ao próximo começa pela ajuda a nós, primeiramente.

VERA GODOY
por El Morya Luz da Consciência - nucleo.elmorya@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário