terça-feira, 28 de julho de 2009

Na solidão do nosso ser...


Sozinha neste momento em frente a uma tela em branco do computador vem do meu ser uma pergunta: Quantas pessoas neste instante não estão sentindo solidão? Algumas por ter feito escolhas erradas,outras por opção e há ainda as que embora estejam rodeadas de pessoas por mais que não queiram nem por isso deixam de sentir-la.
Esta ultima creio que por mais que estejam com alguém ao seu lado jamais irão deixar de senti-la, pois a solidão do nosso ser é uma sensação que não temos como explicar nem para nós mesmo, quanto mais consegui descrever em palavras este sentimento.
Ela acarreta em nós outros tipos de sensação, entre elas a tristeza, o medo, a angustia, a dúvida, o desamparo. Mas nenhuma destas é mais dolorosa do que a sensação de estar só e de não poder contar com ninguém para nós fazer sentir vivo, amado e desejado.
A sensação de não podermos ou termos com quem compartilhar a solidão, causa em muitos o estado de depressão, assunto esse já tão falado e debatido nos últimos anos, como também em pesquisa realizada comprovou-se que a maioria das pessoas que vivem só estão mais expostas a ter esse tipo de problema.
A Solidão tem uma incidência maior nos grandes centros urbanos, na sua maioria causada pela falta de confiança nas pessoas. Quantas delas não moram anos e anos no mesmo bairro ou rua e não chegam a conhecer o vizinho do lado, muito embora nas pequenas cidades algo parecido venha também a ocorrer à tendência é cada vez mais nos isolamos em nós mesmos e nos nossos lares.
O fato de morar só além de ser um problema, acaba por tornar também as pessoas num ser anti-social,não quero aqui afirmar que um pouco de solidão as vezes não seja necessária para que possamos refletir sobre nossa vida e nós mesmos, mas por outro lado quantos não desejariam ter alguém com quem pudesse conversar mesmo que por alguns instantes.
Outro fato também que não posso deixar de citar é com relação aos nossos idosos, que apesar de já ter havido uma pequena mudança, a solidão comprovada entre as pessoas de uma idade mais avançada tem sido outro fator de pesquisa e discussão, principalmente quando estes são abandonados em asilos ou mesmo nas mão de pessoas pagas para cuidar delas.
Do meu ponto de vista a pior Solidão mesmo é aquela em que mesmo você estando com inúmeras pessoas ao seu lado, sente no seu interior como se estivesse só no mundo, como se nele só existisse você e por mais que você se esforce, não tem ou não consegue parar de sentir, seja porque você perdeu seus amigos, parentes ou simplesmente porque pelo seu isolamento já não consegue se relacionar com os outros.
Assim sendo fica a cada dia mais difícil de mudar o nosso cotidiano e de vencer essa sensação de solidão porque mesmo que sejamos o causador dela não queremos nem a desejamos para ninguém, pois como tanto já ouvimos e até muitas vezes repetimos “não é bom que o homem esteja só”,portanto desde que esse seja o nosso desejo sempre é possível encontrarmos alguém para tentarmos aliviar a solidão do nosso ser...
Elienice Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário