quinta-feira, 9 de julho de 2009

Quando o medo atrapalha...

Qual ser humano poderia afirmar com toda segurança que nunca sentiu medo, acredito que nenhum, pois ele é um dos nossos sentimentos que faz parte do viver.
O grande problema é quando assim como todo sentimento negativo, deixamos o medo tomar conta da vida, na nossa rotina, deixamos ele controlar nossas ações, pois sentir medo é normal, mas nos deixar levar por ele é muito perigoso quando tornar-se uma constante.
Temos diversos tipos de medo, poderíamos enumerar uma lista sem fim, mas citarei apenas alguns que acredito são determinantes em tomadas de atitudes e decisões.
O medo da morte, da violência, da solidão, de sermos abandonados, de amar...
Dentre esses o que causa mais problema é o Medo de Amar, pois se instala na nossa alma e a gente nem sabe bem o porquê. Ele nos deixa marcas profundas, rasga a gente por dentro, maltrata-nos por demais principalmente se não formos correspondidos ou se formos traídos.
Criamos dentro de nós como que uma auto defesa, para não termos que voltar a sentir-lo de novo, e agindo assim passamos a fugir de tudo e de todos. Mas sem amor, nada mais nos resta, a crença nas pessoas acaba, o romantismo perde o sentido e com ele a confiança e a estabilidade.
Assim acontecendo, nos fechamos dentro de nós mesmos, fechamos o nosso coração para as pessoas, não somos capazes de dar uma chance a alguém ou uma nova chance para nós mesmos e passamos a viver no mundo seguro que criamos para nós, fingindo e afirmando que estamos bem e feliz.
Não podemos negar claro que de certa maneira somos felizes, porque nos sentimos como que protegidos. Mas será que vivendo assim, estamos livres do sofrimento, da angustia, do vazio? Não estaremos enganando a nós mesmos?Um novo amor? Nem pensar. Medo. Respondemos.
Mas que bom que alguns são seres corajosos, que mesmo com o medo justificado ou injustificado, são capazes de deixar-se amar e amar alguém outra vez, de correr riscos, de quebrar a rotina, de fazer alguém feliz, de tentar mais uma vez também ser feliz e não deixam que o Medo que sentem atrapalhe.
Autoria: Elienice Rabelo

2 comentários:

  1. meu nome é natalia tenho 15 anos e as vezes o meu maior medo éde perder meu namorado... rsrrs pode até ser engraçado mas temo de mas por isso
    nao sei se por que a senseção de perder alguém é tão forte e acabo me perdendo nisso tudo... o mais indico aos que temem ao medo
    é que nao fiquem colocando coisas do passado em suas vidas pois assim vc terá uma vida normal e o medo nao se tornará uma rotina. viva a vida sem medo... obrigada

    ResponderExcluir
  2. meu nome é karla tenho 15 anos o meu maior medo é perder meus pais,porque a senssaçao de perder alguem é tão forte e acabo me perdendo nisso tudo!!!
    para vc ser feliz viva a vida sem medo e sem angustia!!!!
    valeu!!!! obrigada

    ResponderExcluir