quarta-feira, 24 de junho de 2009

O que é a Tristeza?


Como é que podemos definir a tristeza? Será que conseguimos colocar em palavras esse sentimento?Ou simplesmente senti aquele tão conhecido e angustiante aperto no nosso interior, no nosso coração que de tão apertadinho por esse sentimento, fica pequenininho e dolorido.
Que sentimento é esse que transforma nossa vida levando consigo a alegria, desejos, felicidade, nossos sonhos e algo mais?
Ela é um sentimento que nos deixa sem ação, sem atitude, nos torna infeliz e além disso nos angustia pela ausência de outro sentimento também tão conhecido e desejado que é a alegria.
Se fossemos descrever esse sentimento, que palavras usaríamos para definir algo que todos nos sentimos e que está presente no nosso viver, seja no amanhecer de um novo dia ou no entardecer.
Esse sentimento tem a capacidade de nos transformar em seres furiosos ou passiveis de ações e destrói qualquer possibilidade de confiança em si mesmo diante dos problemas.
Nenhum ser está livre de sentir, porque até mesmo nos animais irracionais encontramos esse sentimento.
Ao mesmo tempo em que à Tristeza nos causa mal, a Esperança gera em nós uma reação de luta pela sobrevivência e nos traz de volta a vida e o desejo de vencer as dificuldades que o nosso viver nos traz.
A Esperança em dias melhores é que nos dá a força para vencer a Tristeza e continuar a percorrer os caminhos já traçados, é ela que nos ajuda a vencer os obstáculos que aparecem no nosso cotidiano.
Não devemos é deixar que a tristeza nos influencie nas nossas ações, e nas tomadas de decisões, pois isso pode nos direcionar por um caminho do qual jamais retornaremos.
A Tristeza faz parte da vida, todas as pessoas estão sujeitas a ela e é necessário conviver com esse sentimento, mas jamais deixar ela tornar-se uma constante.
Autoria: Elienice Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário